6.10.06

Ana e a dança.

Ana nasceu numa terça-feira chuvosa de fevereiro. Isso já diz muita coisa sobre ela.

As terças são sempre dias mortos, perdidos ente o começo, o meio e o fim da semana. Especialmente aquela terça, foi morta. A manhã não quis chegar e nada foi colorido. O céu, então, como protesto, se pôs a chorar. Primeiro um choro pequeno, compassado e escasso, depois de lágrimas grossas e pesadas. Seria, portanto, um péssimo dia para conhecer o mundo. Seria, não fosse fevereiro.

Fevereiro é mês faceiro, já vem contrariando janeiro, que teima em querer começar o ano e nunca consegue. Todo mundo sabe que vida nova mesmo só começa depois do reinado de Momo. Feveiro é criança, que teima em nunca crescer, matando todos de inveja com seus vinte e oito dias costumeiros. Mas como é mês indeciso, se dá o luxo de às vezes ter vinte e nove, para fugir do tédio. Fevereiro é carnaval.

E assim era Ana: pedaço discreta, pedaço chorosa e inteira alegria. Passaria despercebida, entre águas correndo, se não tivesse um dia se posto a dançar. Se não tivesse se posto a mexer, com pés de lã e corpo de vento.

Quando Ana dança, o mundo se põe a assistir e qualquer salão fica pequeno, as pessoas ficam pequenas. Não é um fenômeno que se possa ignorar. Quando Ana dança, tudo ao redor se envergonha, se encabula, se esconde. Com movimentos ritmados, às vezes tortos, outras tantas vezes grosseiros, Ana existe.

9 comments:

Anonymous said...

Lindo E agora que eu sei das inspirações, acho que acho mais lindo ainda.
;*****

Anonymous said...

ai que liiiiiiiindo!
mas eu não sei das inspirações!
trate já de me contar!
beijomeliga

Fernanda Areias said...

Eita, assino embaixo do comentário de "paulo azevedo". Lindo demais, mas Ana existe é?! =D
Ah, a inspiração dàquele texto existe, de carne, osso e graciosidade, mas mora beeeem longe daqui!
hehehehehhehehehe
é esse aqui ó: http://www.youtube.com/watch?v=JQ0OpD_4aWk Lindo, lindo, lindo! =D
E Eu e Tati andamos apaixonadas por ele!
hehehehhehehe
beijoos!

Anonymous said...

BacAna.

:-)

--saff

Anonymous said...

belita tem um futuro promissor. ela vai ser a melhor das redatoras. te amo belita =*

Anonymous said...

Eu nasci em uma terça feira chuvosa de fevereiro, ma era carnaval =)

Anonymous said...

e o arrepio voltou.
sem mais.
sem mais mesmo.
(L)

Anonymous said...

Tá muito bom, Izabel, aliás teus últimos dois textos tão lindos! Eu não sei se aqueles dois dias da oficina de Carrero surtiram todo esse efeito, mas teus posts tão cada vez melhores!
Beijo

line gilmore said...

sentou-se alarmada e então viu Rebeca na cadeira de balanço

adorei ver de novo um pedacinho de márquez no seu título. e queria ganhar cor de presente também, que nem a Alice (ela existe?)

seu blog é ótimo pra noites de insônia...